Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROMAT foi aprovado no âmbito da Universidade Federal de Sergipe - UFS em associação temporária com o Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco em junho de 2010. As atividades acadêmicas do programa iniciaram em janeiro de 2011, após sua aprovação pelo Conselho Técnico Científico da CAPES em outubro de 2010. Em 2016 foi submetido um novo APCN tendo como principal objetivo a quebra da associação temporária com a UFPE. Este novo projeto foi aprovado pelo CTC da CAPES e desde agosto de 2017 no PROMAT estão credenciados apenas professores da UFS.

Sendo atualmente o único programa de pós-graduação (acadêmico) em Matemática do estado de Sergipe, a implantação do PROMAT constituiu uma iniciativa importante para este estado, que possui atualmente cerca de 2 milhões e 200 mil habitantes, além de vários municípios localizados nas suas proximidades. Desde a criação do PROMAT, foram formados 39 mestres em Matemática. O perfil do egresso, que está dividido entre estudantes de doutorado em Matemática e Professores de IES, vem contribuindo para a melhoria da educação nesta área do saber. Além disso, o curso procura atrair não somente os egressos dos cursos de graduação das IES de Sergipe, como também os egressos de programas de estados vizinhos como Alagoas, Bahia e Pernambuco.

O Mestrado Acadêmico em Matemática da Universidade Federal de Sergipe possui os seguintes objetivos: preparar alunos para programas de doutorado em matemática no país e no exterior; formar recursos humanos qualificados para o exercício das atividades de magistério no ensino médio e nas IES; favorecer a integração entre os grupos acadêmicos de pesquisa, as instituições governamentais e a sociedade civil, visando o desenvolvimento do Estado; promover um continuado intercâmbio entre os diferentes níveis de ensino na UFS e proporcionar uma continuada qualificação do corpo docente da UFS. Além disso, esperamos formar um mestre em Matemática apto a participar dos processos seletivos dos programas de doutorado em matemática no país e no exterior. Devido ao leque de disciplinas do programa, em especial as obrigatórias, os egressos estarão qualificados ao exercício das atividades de magistério nos IES.

O corpo docente do PROMAT conta com professores dos departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe localizados no campus de São Cristóvão e no campus de Itabaiana. Tais professores são oriundos de renomadas instituições do país e atuam em uma grande variedade de áreas de investigação, tais como Álgebra, Análise e Geometria/Topologia. As atividades de pesquisa desenvolvidas pelos docentes deram um salto a partir da implantação do programa, como resultado de um conjunto de ações: a aprovação de projetos por órgãos governamentais, cooperação com pesquisadores externos, intercâmbio com outras instituições de pesquisa, envolvimento de alunos em diversos projetos de pesquisa e melhoria da infraestrutura.

O PROMAT estimula o intercâmbio dos seus docentes e discentes. Podemos destacar visitas científicas a outras instituições, participações em eventos científicos e pós-doutorados. Além disso, desde sua criação o PROMAT vem organizando vários eventos que deram bastante visibilidade ao programa. Vamos citar alguns:

1. O SIDIMEC (International Meeting on Hamiltonian Dynamical Systems and Celestial Mechanics) realizado em dezembro de 2010.

2. O I Colóquio de Matemática da Região Nordeste em março de 2011.

3. Programa de Verão de Matemática da UFS realizado anualmente entre janeiro e fevereiro encontra-se em sua sétima edição.

4. O II Encontro Internacional de Matemática no Nordeste Brasileiro em fevereiro de 2012.

5. Encontros especializados, como por exemplo, o Workshop on Analysis and PDEs, cuja sexta edição foi realizada em novembro de 2018, e o Encontro de Geometria Diferencial da Universidade Federal de Sergipe realizado em fevereiro de 2017.

Tais atividades procuram promover o intercâmbio entre os pesquisadores nacionais e estrangeiros que trabalham nas diversas áreas da matemática e que estão envolvidos com projetos de pesquisa junto ao nosso programa. Procuramos sempre promover e incentivar nos professores e discentes a análise crítica dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na atualidade em Matemática, a partir do aprofundamento dos estudos que abordem as linhas de pesquisa do programa.